sexta-feira, maio 24, 2024
spot_img
HomeRegulamentaçãoEm relatório anual de fiscalização, Receita Federal aborda o crescimento do mercado...

Em relatório anual de fiscalização, Receita Federal aborda o crescimento do mercado de criptoativos

Na última segunda-feira (8), a Receita Federal publicou seu relatório anual de fiscalização. No documento, a instituição abordou o crescimento do mercado de criptoativos. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes relacionadas ao mercado digital no texto abaixo.

Imagem de frimufilms no Freepik

A Receita Federal publicou o Relatório Anual de Fiscalização 2023-2024 na última segunda-feira (8). No documento, a RF citou o crescimento do mercado de criptoativos. De acordo com o texto, esse crescimento “representa um grande desafio para as administrações tributárias, sendo necessário conhecer as transações que são realizadas com esses ativos para reduzir riscos de sonegação fiscal e crimes tributários”.

Em outro ponto, a instituição destacou o fato de que o Brasil vai aderir ao Crypto-asset Reporting
Framework – CARF. Esse modelo, da OCDE, vai ser adotado por diferentes países e tem como objetivo o compartilhamento de informações relacionadas a criptomoedas.

“O Brasil será um dos países a fazer parte dessa rede de intercâmbio de criptoativos, em complemento às informações financeiras já intercambiadas multilateralmente com o Common Reporting Standard – CRS e bilateralmente com o Foreign Account Tax Compliance Act – FATCA, na busca de transparência.


A Receita Federal já iniciou intercâmbios espontâneos, com algumas administrações tributárias estrangeiras, de informação de criptoativos relativa a seus residentes tributários captada pelo Brasil.”, compartilhou o relatório.

Mais Notícias

O mercado tem entregue várias notícias ao longo dos últimos dias.

Vale lembrar que já está aberto o período da declaração do imposto de renda. No início de 2024, a Receita Federal revelou que 25.126 pessoas físicas que possuíam ao menos 0,05 bitcoins deixaram de declará-los na última edição. Isso equivale a R$ 10 mil.

A RF realizou essa apuração por meio de uso de técnicas tradicionais e tecnologias de apoio, como Inteligência Artificial.

A Receita Federal não é a única instituição nacional que tem se movimentado em relação ao setor. O Banco Central anunciou em 5 de março a lista de prioridades de sua Diretoria de Regulação para 2024. O BC apontou “Ativos virtuais no mercado de câmbio e capitais internacionais” como um dos itens da lista.

Por fim, o Fundador e CEO da Meta, Mark Zuckerberg, celebrou uma década do metaverso.

Pedro Fonseca
Pedro Fonseca
Jornalista formado pela UNESP-Bauru (2016-2019), com MBA em Negócios Digitais pela USP Esalq (2022-2024). Possui experiência como assessor de comunicação, assessor de imprensa, redator e locutor. Já atuou em iniciativa social e em agência de comunicação, lidando com empresas e personas das áreas de saúde, autodesenvolvimento, tecnologia, empreendedorismo, entre outras.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img