Mais de 90 estudantes da Rede Estadual de Ensino participaram no último sábado (24) da formação sobre Realidade Virtual e Realidade Aumentada (RV Unity), no Campus I do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em João Pessoa. O projeto que já atendeu mais de 360 estudantes é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB) com o IFPB, com o intuito de proporcionar uma imersão tecnológica no metaverso e compreender seu potencial educacional.
As oficinas ajudam os estudantes a entender o metaverso
Durante essa imersão, monitores guiaram os estudantes, que puderam experimentar as tecnologias de RV e RA. Eles exploraram ambientes virtuais e interagindo com objetos e cenários tridimensionais.
A experiência no metaverso também permitiu aos estudantes transcender as limitações geográficas e temporais, além de estimular a curiosidade para o uso dessa tecnologia.
As oficinas tiveram ainda o objetivo de trabalhar e incentivar as habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração dos estudantes.
“Promover oportunidades de interação com o Metaverso para estudantes da rede pública de educação é crucial para prepará-los para um mundo cada vez mais digitalizado. O Metaverso oferece um ambiente imersivo que pode enriquecer a aprendizagem, estimulando a criatividade, colaboração e habilidades tecnológicas.”
“Além disso, proporciona acesso a experiências educacionais inovadoras, ampliando o alcance da educação além das limitações físicas das salas de aula tradicionais.” – ressaltou o Gerente da 5ª Gerência Regional de Ensino (GRE), Ary Prata.
Participaram das oficinas os estudantes:
- da ECIT Alice Carneiro, de João Pessoa;
- da ECIT João Lelys, de Livramento;
- da ECI Jairo Aires Caluête, do município de Parari
O estudo utilizando o metaverso é de extrema importância, pois permite uma imersão tecnológica que transcende as limitações físicas e temporais das salas de aula.
Portanto, essa ferramenta proporciona aos estudantes uma experiência educacional inovadora, estimulando a criatividade, a colaboração e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas. Ao promover o uso do metaverso na educação, prepara-se os estudantes para um mundo cada vez mais digitalizado. Afinal, a tecnologia terá um papel cada vez maior em suas vidas.