Quem é fã do universo esportivo e conhece o mercado digital já deve ter percebido que diferentes esportes tem se utilizado cada vez mais dos canais digitais para seus projetos e para uma maior aproximação com seus fãs. Entre as organizações que apostaram nessa estratégia, estão a Federação Internacional de Futebol (FIFA) e a Stock Car. Relembre alguns casos que tem chamado a atenção nesse cenário.
Eventos ao vivo
Já é senso comum que os canais digitais possibilitam uma série de facilidades para os seus usuários. Entre eles, está a transmissão de eventos ao vivo. Diferentes organizações tem apostado nesse aspecto para atrair seus fãs para mais perto de suas competições e para gerar engajamento. Recentemente, no dia 9 de julho, por exemplo, Vicar e Upland transmitiram por meio do metaverso a 5ª Etapa da Stock Car Pro Series. Dentro do Café Upland, em uma versão virtual da Barra da Tijuca, fãs do automobilismo puderam se reunir para acompanhar a corrida.
Já na última quinta-feira (20), a Upland anunciou uma outra ação parecida, em mais uma parceria com a FIFA. Em meio as disputas da Copa do Mundo de Futebol Feminino, o novo projeto envolve experiências imersivas Web3, lançamento de coleções digitais (gameficadas), concursos e eventos.
No café temático estruturado no mundo virtual, fãs do feminino poderão se reunir e interagir. As informações sobre essa parceria foram publicadas em uma matéria do site de notícias Finbold, em texto de Jordan Major.
Ativos Digitais
Outra vertente que os esportes tem usado para se aproximarem dos fãs no mundo virtual são os ativos digitais, como NFTs e Fan Tokens.
Muitos clubes aderiram ao uso desses ativos, que podem conferir uma série de benefícios aos seus portadores, como poder de participação em algumas decisões ou ações de clubes e oportunidades para conhecer e interagir com atletas.
Essas artes digitais podem se inspirar, por exemplo, em momentos decisivos da história esportiva e chamam também a atenção dos próprios atletas, que decidem investir nesse ramo.
Em junho, por exemplo, a exchange Binance anunciou uma parceria com o atacante português Cristiano Ronaldo para o posterior lançamento da coleção de NFTs “ForeverCR7: The GOAT”.