A Grayscale, gigante do mercado de criptomoedas, desistiu de seu plano de lançar um ETF baseado em futuros de Ethereum. O pedido de mudança de regra para a SEC foi retirado na última terça-feira (07). O aviso de retirada do ETF proposto, o Grayscale Ethereum Futures Trust, não esclarece o motivo da mudança de planos. Apenas menciona os atrasos da SEC desde a primeira apresentação do fundo em 19 de setembro de 2023. Mas a SEC declarou que precisava de mais tempo para análise em 15 de novembro, 18 de dezembro, 22 de março deste ano e agora para 5 de julho (veja aqui).
Analistas dizem que Grayscale foi estratégica
James Seyffart, analista de ETF da Bloomberg, considerou a movimentação interessante. Ele acredita que o pedido de ETF foi um processo estratégico para criar as mesmas circunstâncias que permitiram à Grayscale vencer o processo contra o GBTC, fundo de Bitcoin.
Em agosto, um tribunal federal de apelações apoiou a Grayscale em seu caso contra a SEC. Então, a empresa, naquele tempo, havia chamado a atenção da agência por ter aprovado ETFs de futuros de Bitcoin. Isso permitiu que investidores tradicionais comprassem ações que acompanham o valor previsto do ativo digital, enquanto negava ETFs de Bitcoin à vista, vinculados ao preço atual do BTC.
Seyffart acreditava que a Grayscale queria que a SEC repetisse no caso do Ethereum o que fez com o Bitcoin, de “aprovar os futuros, negar à vista”, estabelecendo outro confronto legal. Assim, ele postou no X que isso é um bom sinal de que eles não vão entrar com uma ação judicial desta vez.
Mas é possível que a Grayscale tenha retirado seu pedido de ETF de futuros de Ethereum para apresentar novamente um pedido alterado, reconheceu Seyffart.
Chances do pedido ser aprovado parecem dimunuir
Quando um usuário do X sugeriu que a Grayscale retirasse seu pedido porque a SEC iria aprovar ETFs de Ethereum à vista, Seyffart zombou. Ele escreveu que não acha que isso vá acontecer, embora as chances não sejam zero, então acredita que foi outra coisa.
De qualquer forma, a medida ocorre em meio ao crescente ceticismo de que a SEC autorizará a criação de ETFs de Ethereum à vista. O horizonte era promissor quando a agência permitiu a venda de ETFs de Bitcoin à vista em janeiro.
Lembrando que o lançamento desses ETFs desencadeou uma corrida de alta para a principal criptomoeda do mercado. Assim, acreditava-se que a própria agência ajudou o Bitcoin a estabelecer um novo recorde histórico de preço em março.
Portanto, as chances de aprovação de um ETF de Ethereum à vista continuaram a diminuir. Recentemente foi revelado que a SEC supostamente classificou o Ethereum como um valor mobiliário no ano passado, apesar de declarações públicas de que nenhuma decisão havia sido tomada. Só nos resta aguardar para saber a decisão final da agência.