sexta-feira, maio 24, 2024
spot_img
HomeNFTsNFTs baseados em obras de Tarsila do Amaral estão à venda

NFTs baseados em obras de Tarsila do Amaral estão à venda

Obras da artista brasileira Tarsila do Amaral estão sendo reimaginadas e vendidas como NFTs. As peças estão sendo emitidas na blockchain da Ethereum. Confira mais detalhes sobre esta e outras novidades recentes relacionadas ao mercado digital.

Por meio da página oficial de seu projeto, a empresa suíça Zeitls apresenta essa ação como uma forma de combinar a atemporalidade das obras de Tarsila do Amaral com a inovação tecnológica.

“Com o máximo respeito pelo seu legado, o nosso objetivo é enriquecer a experiência da sua arte, garantindo que continue a inspirar e a alcançar as gerações futuras através de um meio contemporâneo”, afirma o projeto.

Ao todo, são 225 peças. Elas são reinterpretações produzidas por meio de tecnologia e emitidas na blockchain da Ethereum, a partir de obras inacabadas da artista, pertencentes a um colecionador privado. Comentários de Tarsila sobre as obras também foram usados para esse trabalho de reinterpretação.

De acordo com a página do projeto, cada NFT está sendo vendido pelo valor de 0.3 ETH.

A Folha de S. Paulo publicou reportagem nesta terça-feira (30) afirmando que Alípio Neto, proprietário das obras usadas como base para esse projeto, busca na Justiça a certificação de autoria delas. A matéria aponta que esses documentos ficaram de fora uma publicação que reunia os trabalhos da autora por não contarem com o crivo de uma comissão de especialistas e de Tarsilinha, filha da artista e responsável pelos direitos à época.

O texto de João Perassolo, no entanto, também informou o acesso do jornalista a um documento assinado por outros dois herdeiros de Tarsila do Amaral que indica que as obras pertencem à artista.

Calendário

O mês de janeiro está chegando ao fim e muito vêm por aí em fevereiro. Por isso, é importante ficar atento ao calendário nos próximos dias.

O dia 31 de janeiro marcará o deadline da Consulta Pública promovida pelo Banco Central que será utilizada para estabelecer um arcabouço regulatório referente ao mercado de criptoativos no Brasil.

Já em fevereiro, a Samsung Ocean vai promover uma série de cursos gratuitos em diferentes modalidades (presencial ou EAD). As informações sobre as aulas já foram divulgadas. Entre os cursos ofertados, está um voltado para o desenvolvimento de games no metaverso com Unity, que será realizado presencialmente, em Manaus.

Pedro Fonseca
Pedro Fonseca
Jornalista formado pela UNESP-Bauru (2016-2019), com MBA em Negócios Digitais pela USP Esalq (2022-2024). Possui experiência como assessor de comunicação, assessor de imprensa, redator e locutor. Já atuou em iniciativa social e em agência de comunicação, lidando com empresas e personas das áreas de saúde, autodesenvolvimento, tecnologia, empreendedorismo, entre outras.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img