sexta-feira, maio 24, 2024
spot_img
HomeRegulamentaçãoOperação Cronos - autoridades estrangeiras realizam ação contra a maior operação de...

Operação Cronos – autoridades estrangeiras realizam ação contra a maior operação de ransomware do mundo

Autoridades internacionais executaram a Operação Cronos, interrompendo a maior operação de ransomware do mundo. Como resultado, mais de 200 contas de criptomoedas ligadas à organização que efetuava os ataques foram congeladas. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes relacionadas ao mercado digital no texto abaixo.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos e a Europol divulgaram na última terça-feira (20) a ação da Operação Cronos. As autoridades interromperam a maior operação de ransomware (LockBit) do mundo. O grupo criminoso atacou mais de 2 mil pessoas, reuniu US$ 120 milhões em seus ataques e exigiu resgates que totalizam centenas de milhões de dólares, segundo as autoridades.

Ao todo, a Operação Cronos reuniu os esforços de 10 países, resultou na prisão de dois homens russos, na derrubada de 34 servidores, no fechamento de 14 mil contas criminosas e no congelamento de 200 contas de criptomoedas.

As autoridades também informaram que agora controlam a infraestrutura técnica do grupo criminoso.

“…a NCA, em cooperação com o FBI e parceiros internacionais de aplicação da lei, desenvolveu capacidades de desencriptação que podem permitir que centenas de vítimas em todo o mundo restaurem sistemas encriptados utilizando a variante do ransomware LockBit”, compartilhou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

As autoridades também divulgaram cinco acusações contra membros do grupo criminoso.

Confira os comunicados do Departamento de Justiça Americano e da Europol.

Mais Notícias

No último domingo (18), a FixedFloat confirmou que sofreu um ataque hacker. De acordo com comentários da corretora na rede X, as contas dos usuários não foram afetadas. A FixedFloat também informou que está investigando o caso e que irá compartilhar mais informações no futuro.

Em outra notícia recente de destaque, a Espanha emitiu a 1ª multa relacionada a publicidade de criptomoedas. Em contrapartida, recentemente, a cidade de Torrevieja informou que está trabalhando para se tornar a primeira cidade “Crypto Friendly” do país.

Por fim, a revista Forbes anunciou o lançamento de um espaço próprio e permanente no metaverso de “The Sandbox”. A revista promete experiências interativas e eventos nesses espaço, como workshops. De acordo com o comunicado, essa ação demonstra o seu posicionamento na Web 3.0 e uma confirmação de que acredita no poder de transformação do metaverso.

Pedro Fonseca
Pedro Fonseca
Jornalista formado pela UNESP-Bauru (2016-2019), com MBA em Negócios Digitais pela USP Esalq (2022-2024). Possui experiência como assessor de comunicação, assessor de imprensa, redator e locutor. Já atuou em iniciativa social e em agência de comunicação, lidando com empresas e personas das áreas de saúde, autodesenvolvimento, tecnologia, empreendedorismo, entre outras.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img