sábado, setembro 7, 2024
spot_img
HomeMetaversoPesquisas nas redes sociais mostra simpatia do público pelo metaverso

Pesquisas nas redes sociais mostra simpatia do público pelo metaverso

A ascensão do metaverso tem sido um tema frequente nas redes sociais e na mídia, despertando diferentes opiniões e debates entre os usuários. Recentemente, uma equipe de pesquisadores dos Emirados Árabes Unidos realizou um estudo abrangente para compreender melhor o sentimento das pessoas em relação a esse conceito inovador.

Sentimento positivo pelo metaverso é de 53% do total

O estudo, que analisou um conjunto impressionante de 86.565 postagens em uma plataforma de mídia social, utilizou técnicas avançadas de aprendizado de máquina para categorizar os sentimentos expressos em relação ao metaverso. Os resultados revelaram que a maioria das postagens, cerca de 53% do total, expressava sentimentos positivos em relação ao metaverso.

A maioria dos dados foi ocupada por postagens que expressavam sentimentos positivos sobre o metaverso, totalizando 45.506 (53% do total). Os sentimentos positivos foram frequentemente acompanhados de palavras que apoiavam a adoção e o desenvolvimento do metaverso, como “precisamos”, “amor”, “certo”, “futuro” e “novo”. 

Em contrapartida, cerca de 33% das postagens foram classificadas como neutras, sem padrões distintos de palavras observados. 

Já as postagens com sentimentos negativos sobre o metaverso representaram aproximadamente 14% do total, contendo palavras como “ruim”, “louco” e várias expressões negativas.

Um ponto interessante levantado pela equipe de pesquisa foi a alta precisão de seus modelos de aprendizado de máquina. Enquanto estudos anteriores alcançaram cerca de 88% de precisão na dedução do sentimento em relação ao metaverso, os modelos dos pesquisadores dos E.A.U. alcançaram até 92,6% de precisão. Isso coloca a pesquisa como uma das análises mais detalhadas sobre o tema até o momento.

No entanto, os pesquisadores reconhecem que a pesquisa tem suas limitações. Uma delas é a exclusão de postagens que discutem o metaverso, mas não contêm a palavra-chave específica utilizada no estudo. 

Ou seja, isso sugere que a análise pode não abranger completamente todas as discussões e opiniões sobre o assunto nas redes sociais. Mas para futuras pesquisas, os analistas planejam ampliar o escopo, incluindo outras plataformas de mídia social, como Meta e Reddit. 

Isso irá agregar análises de sentimento offline para obter uma compreensão mais abrangente do sentimento público em relação ao metaverso.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img