quarta-feira, julho 24, 2024
spot_img
HomeRegulamentaçãoPolícia Federal executa ação contra esquema de pirâmide

Polícia Federal executa ação contra esquema de pirâmide

Imagem de DCStudio no Freepik

Nesta terça-feira (28), o Ministério da Justiça e Segurança Pública utilizou uma postagem no site do Governo Federal para anunciar uma ação da Polícia Federal contra um esquema similar a uma pirâmide financeira. Confira mais detalhes sobre esta e outras notícias recentes relacionadas ao mercado digital no texto abaixo.

De acordo com o texto na página oficial do Governo, a ação deflagrada pela Polícia Federal foi batizada de “Operação Ouranos”. Mandados de busca e apreensão, bem como medidas cautelares estão sendo utilizados contra 12 pessoas e 50 empresas. O comunicado traz mais detalhes de como operava o esquema, que começou a ser apurado no ano de 2020:

“O esquema consistiu em fazer operar distribuidora de títulos e valores mobiliários – DTVM, para captar recursos na ordem de mais de R$1 bilhão, e de aproximados 7 mil investidores, localizados em 17 estados da Federação e do exterior, por meio de oferta pública de contratos de investimento coletivos – CIC, para aplicação em suposta arbitragem de criptomoedas, com remunerações fixas e variáveis, sem qualquer controle, registro ou autorização dos órgãos competentes.”

Além de apontar que o esquema teria feito o valor obtido circular por diversas contas, o texto também indica uma possível origem de atividades ilícitas de alguns investimentos.

HTX

O início da semana trouxe novidades para usuários da plataforma HTX, que informou por meio de comunicado em seu site a retomada de serviços de retirada de algumas criptomoedas.

“A retomada dos serviços de depósito e retirada de mais criptomoedas na plataforma será implementada gradativamente”, ressaltou a HTX em seu texto.

Wallet of Satoshi

Também em um comunicado recente, a Wallet of Satoshi anunciou que vai parar de atender a usuários nos Estados Unidos.

O texto, no entanto, ressalta que a carteira tem esperanças de que possa rever essa medida no futuro.

Binance

Passando por uma reformulação recente com o anúncio de que Changpeng Zhao não é mais o seu CEO, a Binance informou aos seus usuários que vai remover 4 ativos de sua plataforma no dia 7 de dezembro. Confira os nomes deles abaixo:

  • BitShares (BTS)
  • PERL.eco (PERL)
  • Tornado Cash (TORN)
  • Waltonchain (WTC)

O nome do novo CEO da Binance é Richard Teng. Ele trabalha na exchange desde 2021.

Pedro Fonseca
Pedro Fonseca
Jornalista formado pela UNESP-Bauru (2016-2019), com MBA em Negócios Digitais pela USP Esalq (2022-2024). Possui experiência como assessor de comunicação, assessor de imprensa, redator e locutor. Já atuou em iniciativa social e em agência de comunicação, lidando com empresas e personas das áreas de saúde, autodesenvolvimento, tecnologia, empreendedorismo, entre outras.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img