sexta-feira, maio 24, 2024
spot_img
HomeRegulamentaçãoPolícia Federal prende operador financeiro que realizava lavagem de dinheiro por meio...

Polícia Federal prende operador financeiro que realizava lavagem de dinheiro por meio de criptomoedas

Imagem de Freepik

Nesta segunda-feira (8), por meio de publicação no site do Governo, a Polícia Federal anunciou a prisão de um operador financeiro investigado por lavagem de dinheiro por meio de criptomoedas. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes relacionadas ao mercado digital no texto abaixo.

De acordo com a nota da PF, a prisão preventiva do investigado foi efetuada na madrugada do último domingo (7), no Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos. Ele tentava embarcar para um voo com destino a Dubai.

“O investigado é responsável por diversos atos de lavagem de capitais por meio do recebimento de recursos financeiros de origem ilícita no país e sua disponibilização como criptoativos, tanto no exterior quanto no território nacional, dissimulando e ocultando a origem dos valores mediante sucessivas transações realizadas por diferentes empresas de fachada titularizadas por interpostas pessoas (“laranjas”). Além da prática dos crimes de falsidade ideológica, evasão de divisas, funcionamento irregular de instituição financeira e falsa identidade em operação de câmbio.”, explica a PF em seu texto.

Entre as demais informações divulgadas, a Polícia Federal ressalta o cumprimento de mandados de busca e apreensão no caso, tanto em relação ao operador financeiro quanto em relação à sua compaheira.

As investigações em questão se iniciaram a partir da Operação Colossus. Conforme destaca a PF, durante o período entre 2017 e 2021, uma das empresas que estariam sob o controle de tal figura movimentou cerca de R$ 13 bilhões “sem apresentar registros de emissão de Notas Fiscais compatíveis com a movimentação bancária levantada”. Também são indicadas pela instituição nacional, evidências de operações que envolveriam dinheiro de origem em atividades criminosa.

Por fim, a PF aponta que o investigado também pode estar cometendo delitos, mesmo no exterior … “tendo sido identificada conta bancária pertencente a empresa titularizada por “laranja” e por ele utilizada para o recebimento e transferência de recursos”. A conta teria apresentado uma movimentação de mais de R$ 1,4 bilhão em um período de dez meses.

Bittrex Global

Em processo de encerramento, a Bittrex Global informou no início de dezembro que encerrou suas atividades de negociação. Agora, usuários só podem realizar saques de ativos, por um período ainda indefinido. A plataforma sugere para os usuários façam isso o mais rápido possível.

Pedro Fonseca
Pedro Fonseca
Jornalista formado pela UNESP-Bauru (2016-2019), com MBA em Negócios Digitais pela USP Esalq (2022-2024). Possui experiência como assessor de comunicação, assessor de imprensa, redator e locutor. Já atuou em iniciativa social e em agência de comunicação, lidando com empresas e personas das áreas de saúde, autodesenvolvimento, tecnologia, empreendedorismo, entre outras.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img