quarta-feira, julho 24, 2024
spot_img
HomeRegulamentaçãoSEC divulga acusação de fraude contra fundador e contra a principal promotora...

SEC divulga acusação de fraude contra fundador e contra a principal promotora do “HyperFund”

Na última segunda-feira (29), a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, SEC – sigla em Inglês – divulgou que está acusando tanto o fundador do HyperFund quanto sua principal promotora por envolvimento em um esquema fraudulento de pirâmide de criptoativos. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes relacionadas ao mercado digital no texto abaixo.

Image by jcomp on Freepik

De acordo com a denúncia da SEC, Xue Lee e Brenda Chung teriam promovido pacotes de membros da Hyperfund como formas de adiqurir grandes retornos para possíveis investidores financeiros, isso ocorreu entre junho de 2020 e o começo de 2022.

“No entanto, como alega a denúncia, Lee e Chunga sabiam ou foram imprudentes em não saber que o HyperFund era um esquema de pirâmide e não tinha nenhuma fonte real de receita além dos fundos recebidos de investidores. Em 2022, o esquema HyperFund entrou em colapso e os investidores não puderam mais fazer saques”, afirma a publicação.

Além disso, o esquema de pirâmide teria arrecadado mais de US$ 1.7 bilhão de investidores ao redor do mundo.

Confira mais informações no comunicado da SEC em inglês.

Mais

Várias outras notícias têm chamado a atenção do mercado recentemente. Entre elas, dados compartilhados pela firma Corner Stone Research apontam que houve um crescimento de mais de 50% no número de ações promovidas pela SEC contra membros do mercado de ativos digitais no ano de 2023 em relação a 2022.

Ao todo, a SEC realizou 46 ações no ano passado. Foram 26 litígios e 20 processos administrativos ao longo desse período. Conforme apontado, de julho de 2013 a 31 de dezembro de 2023, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos promoveu um total de 173 ações nesse contexto.

Atualmente, várias empresas e instituições têm compartilhado dados sobre 2023. Tanto a Chainalysis quanto a Crypto.com, por exemplo, divulgaram informações sobre esse período.

De acordo com a Chainalysis, os valores transferidos para contas de ilícitas diminuíram no ano passado. Segundo a Crypto.com, o número de detentores de criptomoedas cresceu nesse período no cenário global.

Paralelamente aos dados, também é preciso ficar atento ao calendário neste começo de ano. Esta quarta-feira (31) é o último dia para quem deseja participar da consulta pública sobre o mercado de criptoativos. Promovida pelo Banco Central, essa consulta tem como intuito ajudar a elaborar um arcabouço regulatório para o setor.

Pedro Fonseca
Pedro Fonseca
Jornalista formado pela UNESP-Bauru (2016-2019), com MBA em Negócios Digitais pela USP Esalq (2022-2024). Possui experiência como assessor de comunicação, assessor de imprensa, redator e locutor. Já atuou em iniciativa social e em agência de comunicação, lidando com empresas e personas das áreas de saúde, autodesenvolvimento, tecnologia, empreendedorismo, entre outras.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img