sexta-feira, maio 24, 2024
spot_img
HomeRegulamentaçãoUnião Europeia aprova acordo temporário para a regulamentação da Inteligência Artificial

União Europeia aprova acordo temporário para a regulamentação da Inteligência Artificial

Nesta quarta-feira (14), a União Europeia aprovou um acordo temporário que tem como objetivo regulamentar a Inteligência Artificial. A tecnologia tem sido destaque em muitas matérias relacionadas ao mercado digital recentemente. Confira mais informações sobre esta e outras notícias no texto abaixo.

De acordo com um release do Parlamento Europeu, um acordo temporário para a regulamentação da Inteligência Artificial foi aprovado hoje. A votação, conduzida pelos Comitês Internacionais de Mercado e Liberdades Civis aprovou a Lei com um total de 71 votos a favor, 8 contra e 7 abstenções.

Conforme o comunicado, essa lei tem como objetivo proteger direitos fundamentais, a democracia, a lei e a sustentabilidade ambiental. No entanto, inovação e uma posição de líder no campo da Inteligência Artificial também seriam consequências desse projeto.

Entre outros pontos, o release afirma:

“O acordo proíbe determinados usos de IA que ameaçam os direitos dos cidadãos, incluindo sistemas de categorização biométrica baseados em características sensíveis, recolha não direcionada de imagens faciais da Internet ou imagens CCTV para bases de dados de reconhecimento facial, reconhecimento de emoções em locais de trabalho e escolas, pontuação social, policiamento preditivo baseado exclusivamente na definição do perfil de uma pessoa ou na avaliação das suas características, e IA que manipula o comportamento humano ou explora as vulnerabilidades das pessoas.”

Aplicações da Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial tomou a capa de muitas notícias recentemente por seus usos, inclusive no mercado digital. No Brasil, a Receita Federal informou ao público que utilizou IA para a análise da declaração do imposto de renda de 2023.

Com essa tecnologia e com o uso de técnicas tradicionais, a RF identificou 25.126 pessoas físicas que possuem ao menos 0,05 bitcoins e que deixaram de declará-los.

Já a Roblox, divulgou que vai incorporar Inteligência Artificial em seu metaverso. A empresa vai utilizar um Large Language Model próprio, com suporte para 16 idiomas, para traduzir as conversas entre seus usuários em tempo real.

Mais Notícias

O mercado digital tem gerado várias outras notícias de destaque nos últimos dias. Nesta quarta-feira (7), a Binance anunciou a integração de 24 aplicativos descentralizados em sua carteira Web3. Confira os nomes dos dApps.

A CVM, por sua vez, abriu recentemente as inscrições para o seu concurso público.

Pedro Fonseca
Pedro Fonseca
Jornalista formado pela UNESP-Bauru (2016-2019), com MBA em Negócios Digitais pela USP Esalq (2022-2024). Possui experiência como assessor de comunicação, assessor de imprensa, redator e locutor. Já atuou em iniciativa social e em agência de comunicação, lidando com empresas e personas das áreas de saúde, autodesenvolvimento, tecnologia, empreendedorismo, entre outras.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img