sábado, setembro 7, 2024
spot_img
HomeBitcoinVocê tem Bitcoin como ativos? Veja como declará-los no Imposto de Renda

Você tem Bitcoin como ativos? Veja como declará-los no Imposto de Renda

A Receita Federal revelou recentemente que 25.126 investidores em Bitcoin não declararam seus ativos em criptomoedas (Bitcoin) na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do ano passado. Isso resultou em um montante total de, aproximadamente, R$ 1,06 bilhão. Os dados foram obtidos por métodos convencionais e inteligência artificial.

Veja como declarar as criptomoedas

Com a crescente popularidade do mercado de criptoativos, a Receita Federal alertou sobre a omissão de investimentos em Bitcoins na Declaração de Imposto de Renda de 2023, o que pode acarretar riscos fiscais.

De acordo com informações do Ministério da Fazenda, mais de 25 mil pessoas físicas deixaram de declarar investimentos em Bitcoins, totalizando um montante não informado que ultrapassa R$ 1 bilhão.

Para auxiliar os contribuintes, a Receita Federal disponibilizará dados de Bitcoins e outros criptoativos na declaração pré-preenchida. Mas quais informações são essenciais para declarar Bitcoins corretamente?

  • Saldo Inicial e Final: Informe o saldo inicial de bitcoins no início do ano fiscal e o saldo final ao término.
  • Operações de Compra e Venda: Detalhe todas as operações de compra e venda de bitcoins, incluindo data, valor em reais e quantidade de bitcoins envolvida.
  • Transferências entre Exchanges e Carteiras: Registre sempre as transferências de bitcoins entre diferentes exchanges ou carteiras.
  • Recebimento de Bitcoins como Pagamento: Se por algum acaso tenha recebido bitcoins como pagamento por bens ou serviços, então, isso tem que constar na declaração do IR.

Então, é fundamental manter todos os comprovantes de transações envolvendo Bitcoins, como extratos de carteiras digitais, recibos de compra e venda, e registros de transferências. Essa documentação é crucial em caso de fiscalização e ajuda a comprovar a veracidade das informações declaradas.

Assim, o alerta da Receita destaca a importância do cumprimento das obrigações fiscais pelos investidores em criptoativos. O simples fato de ter criptomoedas não quer dizer que irá pagar imposto, mas a não declaração dos ativos pode resultar em penalidades.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img